Medicina Tradicional Chinesa

A acupuntura é na verdade somente uma das várias técnicas de tratamento utilizadas pela Medicina Tradicional Chinesa. Nessa técnica, são utilizadas pequenas agulhas para recompor o fluxo natural de energia do indivíduo.

Outras técnicas como moxabustão, eletroacupuntura, dietoterapia e fitoterapia também fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, entre outras.

Tanto em humanos como em animais, o profissional da área elege qual o método ou quais métodos serão melhores para cada paciente, sendo sempre um tratamento específico para cada indivíduo.

Acupuntura humana X Acupuntura veterinária

A acupuntura, como parte da Medicina Tradicional Chinesa, é baseada em uma ciência oriental com conceitos muito diferentes dos nossos ocidentais. E esses conceitos não diferem em relação à espécie ou raça do paciente.

Isso permite com que a acupuntura humana seja muito semelhante à veterinária em termos de diagnóstico energético e planos de tratamento. A diferença se dá mais pela anatomia, pela menor gama de técnicas passíveis à veterinária e pelas diferentes afecções mais comuns para cada espécie.

Acupuntura X Medicina Ocidental

É comum o conceito de que as medicinas oriental e ocidental são inimigas, mas na verdade são exatamente o oposto disso. Por terem pontos de vista muito diferentes, elas funcionam como complementares. Onde existe um limite para a medicina ocidental, a medicina chinesa pode ir além, e assim também vice-versa.

A maior diferença entre elas é que a medicina chinesa vê o paciente como um todo ao invés de por partes, por especialidades. Nesse ponto de vista, cada órgão e sistema influencia e é influenciado pelos demais. Por isso é muito comum observar melhoras gerais no paciente tratado com acupuntura, mesmo que a queixa inicial seja bem específica.

E seguindo o mesmo raciocínio, a Medicina Tradicional Chinesa não trata uma doença, e sim um paciente. Cada indivíduo é analisado como único e em constante modificação.

Please reload

Clique aqui para ver algumas das dúvidas mais frequentes sobre acupuntura veterinária.